Os indicadores de produtividade são essenciais para qualquer empresa. Isso porque, é através deles que é possível mensurar os resultados, bem como o desempenho dos colaboradores e do empreendimento de modo geral.
Essas métricas podem ser usadas de diversas maneiras. Alguns empreendedores, usam esses dados para avaliar a concessão de incentivos como a cesta básica. Já outros utilizam as informações para tomar decisões.
Ou seja, os indicadores de produtividade podem ser muito versáteis no planejamento estratégico do seu negócio. Confira a seguir, alguns dos principais indicadores que pode usar na sua empresa a partir de agora.
Esse é um indicador que leva em conta padrões preestabelecidos pela empresa, de acordo com a exigência de qualidade do produto final. Através dele, é possível verificar a quantidade de mercadorias que são feitas de forma correta, índice de desperdício e até mesmo de retrabalho.
Esse é um dos indicadores que mostram a saúde financeira do seu negócio. Por meio dele, é possível avaliar se as operações estão sendo eficientes ou não.
Além disso, esse indicador também pode ajudar você a verificar despesas que podem ser reduzidas, e, assim, aumentar a sua margem de lucro.
O índice de conversão de vendas nada mais é do que uma taxa que mostra quantas pessoas que um colaborador atendeu, realmente efetivaram uma compra. No caso dos empreendimentos online, o índice avalia a quantidade de pessoas que acessaram, em relação a quantidade que finalizou a compra.
Com base nesse indicador você pode avaliar se os colaboradores estão precisando de treinamento, ou até mesmo bonificar os funcionários com maior taxa de conversão.
Esse é um dos indicadores de produtividade usados normalmente em empresas que trabalham com produção. Basicamente, ele indica quanto um colaborador ou equipe consegue produzir em determinado período de tempo.
Com base nesse dado é possível avaliar se a equipe precisa ser ampliada, se há necessidade de uma capacitação ou até mesmo de troca de equipamentos. Além disso, com ele também é possível estabelecer metas de aumento de produtividade, e assim criar estratégias de incentivo.
A métrica Turnover visa analisar quantos funcionários entraram e saíram da empresa em um determinado período de tempo. Essa é informação é importante, uma vez que uma grande rotatividade de pessoal acaba diminuindo a produtividade.
Além disso, esse tipo de situação também gera gastos elevados para a organização. Isso porque contratar e dispensar um número alto de funcionários gera mais despesas trabalhistas.
Por meio dos indicadores de produtividade você poderá tomar decisões mais assertivas para o seu negócio. Com eles, é possível entender mais à fundo o funcionamento das operações, e o que precisa ser melhorado no seu negócio.
Além disso, esses dados são primordiais na hora de criar estratégias de marketing de incentivo. Afinal de contas, com eles você saberá quando seus colaboradores estão tendo um desempenho superior, e assim recompensá-los.
Gostou de saber quais são os indicadores de produtividade? Então aproveite para conferir mais posts no blog da Multi Cestas.