Você, empresário ou gestor de Recursos Humano que deseja motivar sua equipe de forma diferenciada. Já pensou em fazer um planejamento de benefícios empresarial para seus funcionários?
Nesse post, vamos mostrar o que é um planejamento de benefícios empresarial, as vantagens de ter um plano desses. E como fazer um para o seu negócio.
Confira!
Para quem nunca ouviu falar no assunto, o Planejamento de Benefícios Empresarial nada mais é do que uma estratégia onde as empresas oferecem, além do salário, uma série de vantagens aos seus colaboradores. Esta também é uma forma de atrair profissionais talentosos e qualificados.
Hoje em dia, quem sabe fazer um plano de benefícios se destaca, pois é um jeito de dar um passo à frente e superar a concorrência.
As vantagens de elaborar um planejamento de benefícios empresarial são inúmeras. Para começar, ele pode ajudar a aumentar a produtividade na sua empresa, bem como proporcionar resultados melhores e o alcance das metas desejadas.
Além disso, esse plano também diminui a taxa turnover. Essa taxa corresponde a média de funcionários que saem da empresa. Seja de forma voluntária ou involuntariamente.
A elaboração de um planejamento de benefícios empresarial é algo que exige dedicação do RH da empresa e de seus gestores.
Isso porque é necessário um planejamento financeiro prévio para ver se é possível viabilizar a política de benefícios aos funcionários. Listamos abaixo, alguns passos importantes que irão te ajudar caso deseje aplicar esse tipo de plano na sua empresa.
Como dissemos acima, é importante fazer um planejamento financeiro antes de começar a montar o plano de benefícios para que a empresa não passe do limite orçamentário.
Também defina metas de investimento. Mas não se esqueça do que a empresa deseja: se é atrair novos talentos, profissionais experientes ou diminuir a rotatividade de funcionários.
Se você deseja conceder benefícios aos seus colaboradores, é importante saber o que eles desejam.
Uma ferramenta que pode ajudar nessa parte é fazer uma pesquisa interna com os funcionários sobre o quais vantagens eles acham benéficas. Isso demonstra que você valoriza a opinião e o trabalho deles.
Agora que os objetivos do planejamento já foram definidos e as necessidades da equipe apresentadas, é hora de conhecer os concorrentes.
Pesquise sobre eles, a atuação deles no mercado e quais os diferenciais de cada um. Isso será importante para manter a equipe intacta. E também não dará brecha para que os profissionais procurem emprego em outras empresas.
O plano de saúde e a concessão de Cestas Básicas são exemplos de vantagens que pode oferecer aos seus funcionários. Caso esteja dentro do orçamento do plano, você pode optar por ofertá-los á sua equipe como um diferencial.
Também existe a possibilidade de surpreender a equipe com outras vantagens como comissões, descontos em programas culturais e garantia de área de lazer.