Os resultados de uma empresa dependem diretamente dos times. Logo, é essencial ter uma boa gestão de equipe, que promova a interação entre os colaboradores e estimule a produtividade.
Contudo, alguns erros simples que podem comprometer esse gerenciamento. Alguns deles, são mais comuns do que você se imagina. E afetam a produtividade e a motivação do time.
Entretanto, esses erros são fáceis de serem evitados. Listamos nesse post esses equívocos e o que devem ser feitos para que não aconteçam no seu negócio. Confira!
A falta de comunicação é um dos problemas mais comuns na gestão de equipe, e um dos que gera mais problemas. Quando os colaboradores não conseguem se comunicar de forma eficaz, os erros e falhas se tornam mais frequentes.
Além disso, a falta dela acaba abrindo margem para o surgimento de desentendimentos. O que também é prejudicial.
Para evitar esse tipo de complicação, o ideal é manter reuniões periódicas para trocar informações, bem como outros canais, como rede interna.
Os programas de benefícios possuem papel fundamental na gestão de equipe. Isso porque, é por meio deles que a empresa consegue mostrar que valoriza os funcionários, e estimula a motivação.
Sem esse tipo de iniciativa, a tendência é que os colaboradores não se sintam parte do empreendimento. E consequentemente isso pode desencadear desde queda na produtividade, até desligamentos constantes e repentinos. Por isso esse erro deve ser evitado.
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A falta de uma estrutura organizada também atrapalha a gestão de equipe. Além de gerar perda de tempo, também diminui a produtividade.
Isso porque os colaboradores não sabem como devem atuar, nem onde podem encontrar o que precisam.
Por isso, é importante que a sua empresa saiba padronizar processos, bem como mantenha uma estrutura organizada.
Muitas vezes a gestão de equipe é comprometida porque os colaboradores não são treinados. Com isso, a produtividade de todo o time acaba caindo, e até mesmo conflitos podem surgir, por conta da falta de sintonia.
Se você deseja ter uma equipe que gera resultados, é necessário capacitar todos os envolvidos. E essa capacitação precisa ser constante.
O time precisa sempre estar pronto para melhorar processos e resultados. E para isso irá precisar desenvolver as habilidades individuais de cada um, bem como as coletivas.
A falta de liderança adequada também é um erro comum na gestão de equipe. Em alguns casos não há nenhum tipo de gestor para orientar os demais colaboradores. Já em outros o gestor age como se o seu dever fosse “mandar” e não orientar e trabalhar em conjunto.
Em ambos os casos os funcionários podem se sentir prejudicado de alguma forma, o que interfere na produtividade. Logo, é importante treinar um colaborador que realmente possa exercer um cargo de liderança.
Ter uma boa gestão de equipe é fundamental para qualquer empresa que deseja ter bons resultados. Por conta disso, é importante evitar os erros acima. Desde a falta de comunicação, até ausência de um programa de benefícios.